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Atividade Física no Inverno

04 de Junho de 2020

Atividade Física no Inverno

O nosso corpo precisa de uma temperatura específica para que as células e os sistemas funcionem de maneira correta. Essa temperatura deve ser em torno de 37°C, com uma variância de 1 ou 2 graus. Quando a temperatura corporal foge desses valores, podemos ter hipotermia (diminuição da temperatura corporal) ou hipertermia (também conhecido como febre) e podemos ter algumas funções corporais prejudicadas.

 

 

Para que a temperatura corporal se mantenha no valor desejável, existem várias maneiras de ajuste. O clima estável é uma dessas maneiras, sendo assim, quando a temperatura ambiente diminui, o nosso corpo tende a trabalhar para manter a temperatura corporal elevada. A mudança de temperatura corporal também desencadeia reações no nosso corpo, como estresse e aumento de contraturas como tentativa de manter a temperatura estável. Outra maneira de manter a temperatura corporal é através de estímulos nos neurônios sensoriais que fazem com que o sistema nervoso autônomo realize vasoconstrição, termogênese metabólica e estímulo dos músculos eretores do pelo (o pelo fica eriçado, fazendo com que o calor corporal fique retido).

 

 

Para que o sistema nervoso autônomo consiga manter essa temperatura, tem que haver um gasto calórico maior no inverno ou em ambientes mais frios. Por isso, a tendência é que no inverno as pessoas comam mais para compensar o gasto energético da manutenção de temperatura. Além disso, ingerimos mais alimentos calóricos e com mais carboidratos.

 

 

 

Atividade física no inverno

 

 

É comum notar que as extremidades do nosso corpo tendem a ficar mais resfriadas. Isso acontece por consequência da vasoconstrição, que redireciona a maior parte do fluxo sanguíneo para o nosso tronco, onde estão presentes os nossos órgãos vitais. Por causa disso, a nossa postura também se modifica no inverno, propiciando o surgimento de contraturas musculares.

 

 

Sabendo de tudo isso, o inverno traz algumas reações para o corpo, sendo elas: aumento da tensão muscular e surgimento de contraturas; ganho de peso e aumento de massa gorda; contração dos vasos sanguíneos e diminuição de irrigação sanguínea; redução da lubrificação das articulações.

 

 

Para reverter essas situações, é muito importante a prática de exercício físico no inverno. Assim, mantemos o fluxo sanguíneo e linfático, gastamos mais energia, diminuímos a porcentagem de gordura no corpo e aumentamos a porcentagem de massa magra (músculo), evitamos situações de aumento de estresse através da liberação de endorfina, mantemos o relaxamento da musculatura.

Vejamos a seguir alguns exemplos de exercícios físicos que podem e devem ser realizados no inverno e qual o objetivo terapêutico.

 

 

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA O INVERNO

 

A prática de atividade física no inverno deve ser estimulada para evitar dores musculares, dores nas articulações, ganho de peso, depressão, entre outros.

 

 

 

Atividade física no inverno

 

Alongamento:

 

O alongamento da musculatura auxilia no aumento do fluxo sanguíneo e do relaxamento muscular, melhorando também a postura, que tende a permanecer contraída no inverno. O alongamento pode ser feito em qualquer lugar e não necessita de equipamentos especiais para utilização. De preferência, realize alongamentos sozinho (a), mas, caso seja necessário, peça ajuda do seu professor de educação física ou do seu fisioterapeuta.

 

 

 

 

 

Atividade física no inverno

 

Musculação:

 

O treino de musculação é muito importante para aquelas pessoas que desejam manter ou diminuir o peso, promover hipertrofia muscular ou ganho de força muscular.

A musculação é um exercício que pode ser feito em todas as estações, inclusive no inverno, porém é preciso realizar um aquecimento prévio mais longo para evitar lesões musculares e articulares.

 

 

 

 

Atividade física no inverno

 

Treinamento aeróbico:

 

A corrida e a caminhada são os exemplos mais comuns de treinamento aeróbico. Além de promover um aquecimento corporal, auxilia na perda e manutenção de peso, lubrificação das cartilagens e é um ótimo exercício cardiopulmonar. Também não necessita de equipamentos especiais para realizar corrida e caminhada.

Outros exemplos de exercício aeróbico para o inverno são as lutas. Além de todos os benefícios citados anteriormente, a luta auxilia na diminuição do estresse e melhora a disciplina.

 

 

 

 

 

Atividade física no inverno

 

Outros:

 

Outros tipos de exercícios físicos que podem ser realizados no inverno são aqueles que promovem o relaxamento e bem estar do corpo e da mente, como por exemplo, o yoga e o pilates. Lembre-se sempre de procurar um profissional habilitado para lhe orientar nas práticas.

 

Essas atividades física no inverno ajudam a diminuir contratura muscular, no ganho de massa magra e força muscular.

 

Alguns recursos eletroterapêuticos também podem ser utilizados no inverno para manutenção de função corporal e para obtenção dos objetivos que já foram citados anteriormente. A Corrente Russa e Corrente Aussie, por exemplo, realizam contração muscular e contração dos linfangions, promovendo ganho de força muscular, ganho de amplitude de movimento, hipertrofia muscular, melhora na circulação linfática e analgesia. A ventosaterapia e a endermologia também podem ser utilizadas para diminuir contratura muscular e gerar relaxamento.

 

 

Independente do tipo de atividade física no inverno escolhida, o importante é realizar. Escolha um de sua preferência e pratique. Não deixe de fazer atividade física no frio, pois é um dos momentos em que o corpo mais precisa.

 

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